quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hospitais dificultam busca por mãe de bebê abandonado, diz delegado

Titular do 39º DP conta que os funcionários alegaram sigilo do paciente.
Polícia procura dados da mãe do menino na Zona Norte de SP.

O delegado Pedro Luís de Souza, titular do 39º DP (Vila Gustavo), na Zona Norte de São Paulo, disse que está tendo dificuldades para localizar a mãe de um recém-nascido abandonado na capital porque alguns hospitais da região não autorizaram a entrada dos policiais para checar o banco de dados no setor da maternidade. Por isso, ele informou que vai encaminhar ainda nesta quarta-feira (27) um ofício à Justiça pedindo que tenha acesso rápido a essas informações.
O recém-nascido, que o delegado estima ter 5 dias, foi deixado no quintal da casa de um porteiro, na noite desta terça (26). Ronaldo Ayres Gambale havia saído para ir à padaria e, quando voltou, encontrou o menino enrolado em um cobertor. Junto dele, havia uma bolsa com a inscrição "Mãe Paulistana", programa da Prefeitura que auxilia as gestantes.
“Alguns hospitais estão pedindo quatro ou cinco dias para passar as informações e outros se recusaram alegando quebra de sigilo com o paciente. Estou encaminhando um ofício ao juiz-corregedor da Polícia Civil para que ele interceda”, disse o delegado. “É uma coisa que poderia ser agilizada para nos ajudar a concluir as investigações.”
Souza contou que seus policiais foram barrados no Hospital Municipal Vereador José Storopoli e no Hospital Municipal Maternidade - Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva (conhecido como Vila Nova Cachoeirinha). Os dois ficam na Zona Norte. Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde ainda não se pronunciou.
Para o delegado, como “ninguém viu” quem deixou a criança, sua equipe está procurando pela mãe dela. Por isso, a primeira linha de investigação é rastrear os partos dos últimos cinco dias em oito hospitais da região. “Estamos procurando as fichas cadastrais das mães e vamos nas residências para ver se os bebês estão lá. É um trabalho grande, a não ser que surja uma denúncia (sobre o paradeiro da mãe do recém-nascido).”
O bebê está no Hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã, na Zona Norte, passa bem e deve receber alta em dois dias.

Nenhum comentário: